11 a 14 setembro
CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA

Odontopediatria com abordagem multidisciplinar

 

 

Um dos módulos de especialidade que se destacaram no CIOGO 2017 deve repetir o sucesso no evento e ser ainda mais disputado. Este ano, o Módulo de Odontopediatria do CIOGO abordará as mais recentes pesquisas no sentido de oferecer à criança o mínimo de intervenção possível para que ela possa lidar com o tratamento de forma mais tranquila. Esta edição promete ser mais especial porque o CIOGO coincidirá com o 4º Encontro Goiano de Odontopediatria e abordará os temas mais atuais da especialidade.

A organização do Módulo de Odontopediatria está a cargo da equipe Ped, responsável pela Odontopediatria na ABO Goiás. A coordenadora do módulo, professora doutora Anelise Daher, afirma que a especialidade sempre teve grandes expoentes nacionais no panorama mundial, cresceu nos últimos 10 anos e está em alta no momento. “Isso se deve a políticas de incentivo para valorização da especialidade pelas principais entidades da Odontopediatria nacional, como a Associação Brasileira de Odontopediatria e sua Regional Goiás”, destaca.

Outro impulso foi a necessidade e incorporação de especialistas nos serviços de saúde, principalmente para atendimento de crianças abaixo de cinco anos de idade, o que fez com que a especialidade fosse mais valorizada. Anelise lembra que, em 2009, quando foi chamada para assumir a coordenação da Odontopediatria na ABO Goiás, viu um momento ruim da especialidade no Estado, sem procura pelos cursos de especialização. “Viemos com uma proposta nova de uma formação diferenciada do odontopediatra e conseguimos retomar a Odontopediatria na ABO e no Estado”, relata.

Hoje, já há uma procura grande por parte de dentistas para serem odontopediatras. Dados do Ministério da Saúde, do Saúde Bucal Brasil, mostram que as crianças brasileiras precisam muito de odontopediatras. Em Goiás, crianças abaixo dos cinco anos já têm cerca de dois dentes perdidos, cariados ou com obturação por causa de cárie, uma média elevada. Segundo a doutora Anelise, essas crianças precisam de profissionais com formação em Odontopediatria, que saibam lidar com seu comportamento e fazer diagnóstico nesta faixa etária.

Tendências e inovações

Assim como em outras especialidades, a Odontopediatria é uma ciência que vive se renovando com pesquisas, nas quais têm se estudado muito sobre as intervenções em Odontopediatria, no sentido de oferecer à criança a mínima intervenção possível para que ela possa lidar com o tratamento de forma mais tranquila. “As decisões da forma de tratar a criança têm sido muito debatidas: quando intervir, em que lesão, qual o melhor material que vou usar para que ela sofra o mínimo possível”, explica Anelise.

Em termos de inovação tecnológica, o módulo abordará os tratamentos endodônticos (canal em crianças), que hoje passam por abordagens sobre o que a tecnologia pode auxiliar, como equipamentos eletrônicos de intervenção que facilitam o tratamento e tornam o tempo de atendimento menor. “O próprio advento do uso do laser e até que ponto ele pode ser utilizado com segurança, o que há de evidência científica e o que ainda não há comprovação”, destaca a professora.

Também serão abordadas questões interdisciplinares na Odontopediatria, como a Ortopedia, no tratamento de não-oclusão em criança, quando se pode lançar mão de aparelhos e outras intervenções. O Módulo da Odontopediatria será realizado no dia 13 de setembro, dentro da programação do CIOGO.