11 a 14 setembro
CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA

Cada vez mais diagnósticos por imagem

 

 

As imagens que auxiliam nas especialidades de saúde em geral estão cada vez mais avançadas. A chegada de novas tecnologias, como as imagens tridimensionais, o escaneamento digital e as impressões 3D, ampliou a precisão e a nitidez dos exames, que passaram a proporcionar diagnósticos cada vez mais assertivos. Com isso, é crescente a procura por cursos de especialização e pela participação do diagnóstico por imagens nas diversas especialidades odontológicas.

Com tantos avanços, a expectativa é que a procura por este módulo seja grande no CIOGO 2019, que será coordenado pela mestre em Radiologia Buco-Maxilo-Facial e doutora em Patologia Bucal com pós-doutorado em Diagnóstico Bucal, professora Tessa de Lucena Botelho. Ela coordena a especialização em Radiologia Odontológica da ABO Goiás e o curso de graduação da UNIP em Goiânia. Tessa ressalta que a ABO Goiás é referência no Centro-Oeste em cursos de pós-graduação nas áreas de Diagnóstico Bucal há mais de 10 anos, com um histórico de mais de 150 profissionais formados.

A professora conta que a especialidade tem vivido uma fase crescente nos últimos anos, com uma maior procura por cursos e uma participação mais efetiva do diagnóstico por imagens nas diversas especialidades odontológicas. Isso, segundo ela, é resultado do advento das novas tecnologias, que já estão disponíveis aos profissionais, principalmente no que se refere ao planejamento digital.

Tessa Botelho explica que muitas inovações aconteceram nos últimos anos, incluindo a evolução dos recursos de imagens tridimensionais, uma maior oferta de softwares de planejamento digital nas diversas especialidades, o escaneamento digital e as impressões 3D. Outro instrumento que passou a contribuir muito para a qualidade e agilidade dos trabalhos na especialidade foi a transmissão de imagens digitais, incluindo os laudos à distância e a Telerradiologia.

Programação

Todos estes avanços, e muitos outros temas relevantes nesta especialidade, serão abordados durante o módulo de Radiologia e Diagnóstico Bucal no CIOGO 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado). A coordenadora explica que a programação está pautada em três pontos principais da especialidade hoje: as inovações tecnológicas, com foco no que a Radiologia pode oferecer e no que o clínico espera receber; na integração do diagnóstico de imagens com situações sistêmicas do paciente; e nos laudos à distância e suas responsabilidades.

Tessa explica que os palestrantes convidados foram escolhidos por serem referências nacionais nestes três focos do evento, com uma ampla experiência clínica e científica nas respectivas temáticas e que poderão contribuir significativamente para o aperfeiçoamento profissional dos congressistas que participarem do módulo.