A chegada de novas tecnologias, que estão mudando a maneira dos cirurgiões-dentistas pensarem e atuarem em seus procedimentos, faz com que a Ortodontia viva um processo de grande evolução, principalmente no que se refere ao diagnóstico e planejamento dos procedimentos. Os novos recursos proporcionados pela Ortodontia Digital, que aprimoraram a qualidade estética ao longo dos tratamentos e os resultados para os pacientes, serão apresentados no módulo desta especialidade, durante o CIOGO 2019.
Esta é a segunda edição do Congresso que conta com a realização do Módulo de Ortodontia, que acontecerá no dia 14 de setembro, no sábado do evento. A ideia é discutir a inovação na Ortodontia de uma maneira muito dinâmica e prática, com os palestrantes apresentando os temas mais atuais da especialidade. “O módulo está sendo reeditado justamente pelo grande sucesso que tivemos no CIOGO 2017”, justifica o ortodontista Regis Murilo Siqueira, que coordena a programação do módulo. Ele também é responsável pela Ortodontia na ABO Goiás e coordena a Equipe OrthoEvidence, que conta inclusive com uma turma de especialização internacional.
O módulo da especialidade no Congresso deve receber especialistas em Ortodontia e muitos estudantes de pós-graduação na área, do Brasil e da América Latina. Regis ressalta que a Ortodontia brasileira é uma das especialidades da Odontologia mais conceituadas do mundo. Por isso, segundo ele, o Congresso Americano de Ortodontia, o maior do mundo, realizado no último mês de maio nos Estados Unidos, teve vários palestrantes brasileiros. “A Ortodontia brasileira é altamente qualificada e a de Goiás não fica para trás, sendo as duas referências mundiais”, garante.
No último mês de março, o Estado também sediou o Congresso Internacional de Ortodontia, onde o professor Regis Murilo foi um dos palestrantes. Além disso, a Associação Brasileira de Ortodontia também realiza congressos regionais e o de Goiás sempre é um dos maiores eventos da especialidade no País. Por isso, a expectativa é que o Módulo de Ortodontia do CIOGO 2019 seja um dos mais disputados do Congresso.
A Ortodontia vive um período de expansão de novas tecnologias, com tendências como o fluxo digital na especialidade, relacionado, principalmente, aos alinhadores ortodônticos. Com a crescente demanda da melhor estética por parte dos pacientes, por exemplo, o coordenador lembra que os aparelhos se tornam cada vez mais discretos e invisíveis. “A tecnologia relacionada à Ortodontia está muito forte, com a Ortodontia Digital, que trouxe recursos como os scanners intrabucais, toda a parte relacionada aos alinhadores, a ancoragem esquelética, o MARPE, que é a expansão rápida da maxila assistida por miniparafusos, mini-implantes, biomecânica com aparelhos autoligados e os propulsores mandibulares”, informa Regis.
Com tantos recursos, ele ressalta que a Ortodontia passa por um processo de rápida evolução, principalmente em relação ao diagnóstico e planejamento dos tratamentos. Isso porque essas novas tecnologias apresentadas têm mudado a maneira como os profissionais conduzem os tratamentos, otimizando o processo para obter resultados melhores. “Esse tipo de abordagem dos novos recursos tecnológicos, que têm mudado um pouco nossa maneira de pensar e atuar, é o que o nosso congressista pode esperar do módulo no CIOGO 2019”, avisa o
coordenador do evento.